Tabelas de cozedura para dominar a temperatura do seu forno a vapor

Se a cozedura em baixa temperatura triunfa tanto em restaurantes como em casa, não é apenas por ser uma tendência. Muitos são os motivos que demonstram que esta modalidade de cozinha é altamente benéfica, tanto para a saúde como para o paladar. Um bom domínio dos tempos de cozedura baixa vai permitir obter resultados ótimos em todas as suas receitas.

Porquê escolher a cozedura em baixa temperatura?

Preparar o seu menu com a técnica de cozedura em baixa temperatura é uma das maneiras mais práticas e simples de tirar o máximo proveito de determinados pratos. Quando os alimentos cozem a temperaturas inferiores a 100º C, a sua textura, aroma e nutrientes são melhor conservados. Isto significa que não só são mais saborosos, como também mantêm todas as particularidades que reportam a alta qualidade do produto.

Graças à avançada tecnologia dos fornos a vapor da AEG e às suas estupendas funcionalidades, como o termómetro para alimentos (sonda térmica dos fornos SenseCook) pode controlar cada detalhe da preparação dos seus pratos, desde a temperatura de cozedura interna à humidade dentro do forno.

Tabelas de temperatura para cozinhar com o forno a vapor

Tabelas de temperatura para cozinhar com o forno a vapor

As condições de preparação de legumes a baixa temperatura não são as mesmas que as de um bife cozinhado em vácuo, ou de um peixe cozinhado no forno. Cada receita tem o seu truque e mesmo que não se possa afirmar como sendo uma ciência exata (também influem os seus dotes como chef), é certo que, se utilizar esta tabela de temperatura de alimentos como referência, obterá melhores resultados nos seus cozinhados.

Tabelas de cozedura para dominar a temperatura do seu forno a vapor AEG
Temperaturas de cozedura das carnes

Temperaturas de cozedura das carnes

Há que saber distinguir entre a carne de vaca, ave e porco. A primeira requer um tempo mínimo de cozedura aproximado dos 120 minutos e uma temperatura interior entre os 45ºC e os 70ºC, dependendo se a prefere mal, média ou bem passada. Por exemplo, para preparar um delicioso lombo de vaca no forno a baixa temperatura, crocante por fora e suculento por dentro, o ideal será manter uma humidade baixa e com o termómetro do forno (ou sonda térmica) a apontar para os 60ºC, durante pelo menos duas horas.

Para cozinhar um frango ou peru será necessário aumentar a temperatura do forno para os 200ºC (aproximadamente 80ºC para a sonda térmica). Esta é a temperatura ideal para assar o frango e garantir que a carne não fique seca.

Também a carne de porco precisa de uma temperatura mais elevada que a de vaca, ainda que se cozinhar o porco em Sous Vide 100% durante 80 minutos e a uma temperatura de apenas 60ºC, obterá um resultado delicioso.

Tempo de cozedura para peixe assado no forno a vapor


Tiempo de cozedura para peixe assado no forno a vapor

Existem infinitas receitas a baixa temperatura em que o peixe é o protagonista. Comparando com as variações que existem para cozinhar carne, a temperatura de cozedura de um peixe num forno a vapor é muito mais homogénea. Receitas tão distintas como um salmão em vácuo ou um bacalhau em vácuo com molho, partilham as mesmas características de cozedura: função Sous Vide 100%, temperatura do forno 60º C e uns 25 minutos de preparação.

Dicas para cozinhar legumes a baixa temperatura

Adicione um toque especial ao seu menu com uns acompanhamentos bons. Esta tabela de temperatura proporciona as instruções necessárias para que as batatas, legumes e hortaliças fiquem perfeitas depois de saírem do forno. Neste caso há que recorrer a níveis de humidade médios/altos e a tempos de cozedura baixos (apenas 15 minutos) para que os seus legumes fiquem al dente, e menos de uma hora (aproximadamente 45 minutos) para que as suas batatas assadas ou arroz a vapor cheguem fiquem no ponto.

Desfrute da cozinha mais saborosa e saudável através do método de cozedura no forno a vapor a baixa temperatura. Esta tabela é o guia perfeito para manter o controlo de todos os detalhes que fazem com que a preparação de cada tipo de alimento seja única e exclusiva dos grandes mestres da culinária.