Como escolher a chaminé mais adequada para si com a AEG
AR FRESCO NA COZINHA, LIVRE DE FUMOS SEMPRE
A chaminé ou exaustor contribuem para criar o ambiente ideal para cozinhar e passar mais tempo e qualidade na cozinha. Há vários fatores a ter em conta no momento de escolher uma chaminé ou exaustor. Deste o tipo de cozinhados prefere fazer ao espaço de que dispõe na cozinha. Consulte o nosso guia de compra para encontrar o modelo ideal para a sua cozinha.
Tipos de chaminés
Existem vários tipos de chaminés no mercado. Cada um deles desenhado para um enquadramento específico de cozinha. Comprove no manual de produto a distância recomendada entre a placa e a chaminé antes de escolher a chaminé ideal para si e procure a que melhor lhe convém.
-
Chaminés de Ilha
As chaminés de ilha são a escolha ideal se a sua placa está montada numa ilha de cozinha. Estas chaminés instalam-se suspendidas no teto.
-
Chaminés de parede
São chaminés que se pegam na parede sobre a placa. Existem tanto em formato tradicional de chaminé, como com un design em plano inclinado.
-
Exaustores Integrados
Os exaustores de integrar são encastrados no mobiliários da cozinha. São discretos e uma boa eleição para espaços reduzidos.
-
Exaustores telescópicos
Os exaustores telescópicos instalam-se da mesma forma que os de integrar, mas ativam-se através da extração de uma secção do exaustor para fora.
-
Exaustores de Teto
Os exaustores de teto, como o seu próprio nome indica, instalam-se no teto, imeadiatamente em cima da placa. Estas são perfeitas para cozinhas com ilhas grandes, e controlam-se à distância.
-
Chaminés Tradicionais
As chaminés tradicionais são um clássico mas que continuam a oferecer uma grande variedade de funcionalidades. Instalam-se debaixo de um móvel da cozinha, exatamente sobre a placa.
-
Exaustores de bancada
Os exaustores de bancada são instalados de forma a que fiquem ocultos na bancada, na borda posterior da placa. Ao activar o exaustor, este sobe verticalmente acompanhando a placa.
-
Placas com chaminé integrada
São placas que têm integradas uma chaminé para filtrar e extraír os fumos da cozedura. A sua vantagem é a absoluta liberdade de montagem e um fantástico design.
COMO FUNCIONA A CIRCULAÇÃO DE AR
A maneira como a chaminé faz circula o ar e extair os fumos também oferece diferentes tecnologias:
Extração: As chaminés de extração precisam de uma saída de ventilação ao exterior para evacuar o ar.
Recirculação ou filtro de carbono: as chaminés de recisculação não precisam de saída ao exterior. Estas filtram e purificam o ar mediante diferentes tipos de filtros de carbono que eliminam as partículas e os odores antes de devolver o ar.
Os nossos exaustores de bancada ou o ComboHob são exclusivamente de recirculação. O resto da gama pode ser instalada como extração o como recirculação.
Qual a potência de extração que necessito?
Durante o precesso de escolha de uma chaminé, para saber a capacidade de extração que necessita na sua cozinha para uma ventilação correta, deve calcular a potência de extração máxima e mínima. Veja como passo a passo:
1. Meça o comprimento, a largura e a altura da sua cozinha em metros.
2. Multiplique comprimento x largura x altura = capacidade cúbica (m3).
3. Multiplique a capacidade cúbica x 6 = potência de extração mínima (m3/h).
4. Multiplique a capacidade cúbica x 12 = potência de extração máxima (m3/h).
Se tiver estes cálculos em conta poderá orientar-se na hora de escolher entre chaminés que tenham diferentes capacidades de extração.
COMO LIMPAR OS FILTROS DA CHAMINÉ
Todas as chaminés possuem filtros antigordura que capturam as partículas de gordura do ar. Mediante o seu tipo, estes filtros devem ser mudados (filtros descartáveis) ou limpar-se (filtros reutilizáveis). Os filtros metálicos modulares podem-se colocar de molho para mais tarde lavá-los à mão ou na máquina de lavar a loiça com um programa intensivo (60-70ºC).
No caso das chaminés de filtro de carbono ou recirculação, são os filtros de carvão ativo que se encarregam da eliminação dos odores. Estes devem ser limpos ou substituídos aproximadamente a cada quatro meses. Alguns destes filtros de carvão são laváveis.
NÍVEL DE RUÍDO: ESCOLHA UMA CHAMINÉ SILENCIOSA
Para disfrutar de um ambiente de cozedura agradável, escolha uma chaminé com baixo nível de decibéis (dB(A)). As chaminés da AEG oscilam entre 40 e 70 dB(A). Como referência, o nível de ruído aproximado de uma biblioteca é de 40 dB(A), enquanto que uma conversa animada oscila entre os 60 e 70 dB(A).
O design e adequação do condutor de extração de fumos influi no nível de ruído. Na hora de instalar a chaminé, minimize o número de intersecões na medida do possível, e aposte em materiais que absorvam melhor o som.
REFRESQUE O AR EM SILÊNCIO
Graças à inovadora tecnologia SilenceTech incorporada nas nossas chaminés, os maus odores e os vapores desaparecem da cozinha sem se dar conta. O seu funcionamento práticamente silencioso ajuda a disfrutar da cozinha sem perturbações.
Para além disso, a função Brisa deixa um ambiente totalmente fresco e limpo após terminar de cozinhar. Basta carregar no botão e a chaminé continuará a atuar durante uma hora, em silêncio, e apaga-se sozinha no final.
Todas as nossas chaminés de ilha, de parede e de bancada contam com ambas tecnologias.
CONTROLE A CHAMINÉ DE FORMA AUTOMÁTICA
As chaminés com sistema Hob2Hood conectam-de de forma remota com as placas compatíveis. Graças a este sistema, a chaminé regula automaticamente a intensidade de extração e a iluminação segundo as necessidades de cozedura, de forma a que possa manter as mãos livres para cozinhar.
Se preferir, também é possível controlar a chaminé manualmente desde o painel de controlo da placa.
Todas as nossas chaminés de ilha, de parede, integradas e de teto contam com o sistema Hob2Hood.
Veja o vídeo para ver como funciona.
Escolha a sua chaminé AEG
Agora que já sabe tudo o que a AEG pode fazer por si, descubra a nossa gama de chaminés e exaustores para escolher a que melhor se adapta a si. Utilize os filtros em cada categoria seguindo as recomendações do nosso guia. A sua escolha será muito mais fácil.