Guia de Compra

Encontre o exaustor ideal

TIPOS DE EXAUSTORES

Os exaustores têm diferentes formas e tamanhos, todos com um design e funções particulares. Pode apostar numa chaminé mais chamativa, ou optar por um modelo mais clássico e discreto. 

Chaminés de ilha:  a escolha ideal para si se dispõe de uma ilha na cozinha. Estas chaminés instalam-se suspensas no teto da cozinha.

Chaminés de parede:  verticais ou inclinadas, estas chaminés podem ter diferentes tamanhos e adaptar-se a qualquer tipo de cozinha.

Exaustores de integrar: para combinar com o estilo da sua cozinha, podem manter-se ocultos no armário quando não estão a ser utilizados e visíveis enquanto cozinha.

Exaustores tradicionais:  permitem poupar espaço, pelo facto de serem instalados debaixo do armário que fica sobre a placa. São praticamente invisíveis enquanto não estão a ser utilizados.

Dica: Verifique a distância recomendada entre a placa e o exaustor antes de escolher o modelo que vai comprar.

CIRCULAÇÃO DE AR

Tem saída para o exterior?

SimOs exaustores necessitam de uma saída de ventilação para evacuar o ar. O fluxo de ar dependerá da distância da conduta, do ângulo da curva e do tipo de material da conduta de ar.

Não: Os exaustores em modo de recirculação não necessitam de saída de ventilação. Filtram e purificam o ar através de diferentes tipos de filtros de carvão que eliminam partículas e odores antes de devolver o ar ao ambiente da cozinha. 

Dica: Ligue o exaustor antes de começar a cozinhar para preparar o ambiente da cozinha, iniciando a recirculação ou extração de ar com alguma antecedência.

TIPOS DE COZINHADOS

Se costuma cozinhar pratos com um cheiro intenso, ou a sua cozinha é muito grande, é importante contar com maior capacidade de extração. E não só por causa dos cheiros. A gordura pode acumular-se em locais difíceis e até danificar o revestimento das paredes.

POTÊNCIA

Para escolher entre chaminés e exaustores com diferente capacidade, é importante calcular a velocidade de extração máxima e mínima ideal para cada cozinha. Deve proceder a seguinte forma:

1. Medir o comprimento, a largura e a altura da sua cozinha. 
2. Multiplicar comprimento x largura x altura = capacidade cúbica. 
3. Multiplicar a capacidade cúbica x 6 = velocidade de extração mínima (6 renovações de ar por hora para cozinhar suavemente, por exemplo em lume brando).
4. Multiplicar a capacidade cúbica x 12 = velocidade de extração máxima (12 renovações de ar por hora, por exemplo para fritar).

A capacidade de extração recomendada é de entre 8 a 12 renovações de ar.

NÍVEL DE RUÍDO

Para desfrutar de um ambiente agradável na cozinha, escolha uma chaminé ou exaustor com baixo nível de decibéis (dB). As chaminés e exaustores AEG oscilam entre os 40 e os 70 dB. Como referência, o nível aproximado de um sussurro é de 40 dB, enquanto uma conversação oscila entre os 60 e os 70 dB.

A curvatura e o design da conduta de extração influenciam o nível de ruído. O número de curvas e interseções deve ser o menor possível e os materiais devem ter boa performance ao nível da absorção de som.

FILTROS E LIMPEZA

Todas as nossas chaminés e exaustores estão equipados com filtros de gordura que retiram as partículas de gordura do ar. Dependendo do tipo de filtro, devem ser trocados (filtros descartáveis) ou ser regenerados periodicamente (filtros reutilizáveis). Os filtros de gordura metálicos podem ser removidos e lavados à mão ou na máquina de lavar loiça com um programa intensivo (60-70°C).

Quando as chaminés ou exaustores funcionam em modo de recirculação, são os filtros de carvão ativos que se encarregam de eliminar cheiros. Devem ser trocados a cada quatro meses (dependendo da utilização). Alguns filtros de carvão são laváveis.

ENCONTRE O SEU EXAUSTOR

As chaminés e exaustores AEG combinam capacidade de extração, baixo ruído e design premiado. Encontre o modelo ideal para si.

Ver a nossa gama de chaminé e exaustores


Alimentos a cozinhar numa placa de indução da AEG enquanto um exaustor da AEG extrai o excesso de vapor

Subtil ou arrojado. A escolha é sua.

Todos os nossos exaustores removem o vapor e os fumos da sua cozinha com rapidez. Mas é aqui que as semelhanças com os outros acabam. Escolha um exaustor que combine perfeitamente como o seu gosto, entre uma afirmação arrojada com um design decorativo como o nosso exaustor Skylight (na imagem) ou um modelo discreto integrado subtilmente na sua cozinha.

Crie o ambiente perfeito na sua cozinha

Crie uma atmosfera perfeita

Temperar. Provar. Servir com delicadeza. Saborear. Cozinhar é uma diversão. Invente a atmosfera perfeita para criar os seus pratos com o SilentTech – uma forma mais silenciosa de cozinhar. A iluminção LED confere ao seu espaço de trabalho um brilho confortável, enquanto a função Breeze limpa o ar discretamente quando acabar de cozinhar para poder ter uma atmosfera mais agradável.

Cozinha fresca, mãos livres

Quando estiver com as mãos ocupadas a criar uma obra-prima, o nosso exaustor mãos-livres trabalha intuitivamente para manter a sua cozinha limpa e fresca. A função Hob2Hood responde à crepitação de qualquer molho ligando a ventoinha do extrator automaticamente e ajustando-a em função do que estiver a cozinhar. O motor poderoso remove o vapor e os fumos assim que aparecem.

Um tacho com marisco

Desempenho em que pode confiar

Desfrute de ar limpo e fresco assim que acabar de cozinhar com um exaustor de alto desempenho. A filtragem inteligente significa que a gordura não se acumula no mecanismo, o que facilita a limpeza e elimina os maus odores. Detalhes que fazem a diferença no quotidiano.

Salmão a ser cozinhado numa placa de indução enquanto o excesso de vapor é extraído pelo exaustor
A gama mais vasta

Com uma vasta gama à sua escolha, encontrar a combinação Hob2Hood ideal para si é fácil.

Um elegante exaustor da AEG

A sua cozinha, o seu estilo

Desfrute de extração Hob2Hood sem esforço num estilo que adora. Neste tipo de tecnologia, a AEG tem a maior variedade que encontrará no mercado. Com a maior gama de placas e exaustores interligados por onde escolher, pode encontrar a combinação perfeita de estilo e funcionalidade à medida da sua cozinha. Tudo sem comprometer o desempenho.

A placa AEG ComboHob a extrair o vapor de dois tachos

Liberdade para o desenho da cozinha

Com a nova ComboHob da AEG, pode desenhar a sua cozinhar como desejar. Esta placa de indução não precisa de um exaustor convencional por cima dela. O exaustor já está integrado na placa. Finalmente pode dispor a sua cozinha como deseja.

Filtros de exaustor da AEG

FILTROS DE AR

Para frescura durante todo o ano, mantenha os filtros do seu exaustor bem limpos. Os filtros de gordura retêm as partículas de alimentos e deixam o ar limpo e as superfícies limpas. Os filtros de carvão retêm e eliminam os odores. Alguns exaustores possuem filtros permanentes, que podem ser lavados e reutilizados, enquanto outros utilizam filtros descartáveis - que podem ser de curta ou longa duração. Seja qual for o seu exaustor, não se esqueça de limpar ou substituir os filtros regularmente.