Como funciona um purificador de ar doméstico?

As alergias e as condições respiratórias não ficam fora de casa. Dentro de casa, acumula-se um número infinito de micropartículas patogénicas que podem provocar ou agravar os sintomas de problemas respiratórios ou alergias pré-existentes. Está a questionar-se para que serve um purificador de ar "caseiro"? Como provavelmente sabe, estes aparelhos estão a tornar-se cada vez mais comuns nos estabelecimentos públicos, mas a verdade é que um purificador de ar doméstico irá ajudá-lo a recuperar a qualidade do ar dentro de sua casa.

Qual são os benefícios de um purificador de ar?

Os purificadores de ar  têm vindo a ganhar destaque entre os restantes eletrodomésticos habituais numa casa. À medida que nos tornámos mais conscientes de como os elementos tóxicos e poluentes no ar nos afetam, a necessidade de encontrar soluções para garantir a qualidade do ar e do ambiente dentro de uma casa  aumentou.

Um purificador de ar é um eletrodoméstico eficaz na eliminação de impurezas que estão suspensas no ambiente e que podem comprometer a sua saúde:

  • Aerossóis
  • Bolor e mofo
  • Fumo de tabaco
  • Ácaros
  • Pólen
  • Poluição da rua 

A missão destes dispositivos é muito simples: filtrar o ar para torná-lo mais respirável e preservar a sua qualidade. Durante este processo não só mais de 99% das partículas patogénicas são eliminadas, como também os odores desagradáveis desaparecem e o esforço realizado pelos desumidificadores e ares condicionados  tornam-se mais eficazes, dando origem a um maior conforto térmico.

Como funcionam os purificadores de ar?

Estes modernos sistemas de purificação de ar para o lar por norma combinam vários tipos de filtros (filtros multicamadas, alta eficiência, carvão ativo, iónico...) ao longo de diferentes fases, de modo a obter os melhores resultados. Independentemente da etapa em que a limpeza das impurezas se encontra, o processo é sempre o mesmo:

  • O ar (contaminado) é aspirado através de uma grelha.
  • Este ar contaminado passa através dos filtros, que são responsáveis pela eliminação/retenção das impurezas.
  • O ar renovado é expulso para o exterior com a ajuda de um ventilador.

Aparelhos mais sofisticados incluem sensores que mostram a qualidade do ar em tempo real, controlo da velocidade do ventilador em modo manual ou automático e módulo WiFi para gerir o funcionamento de cada unidade através de uma aplicação instalada no seu smartphone.

Como obter os melhores resultados com o seu purificador de ar em casa?

- Analise as caraterísticas do local onde vai colocar o seu purificador de ar antes de o comprar. Os modelos mais potentes são capazes de limpar o ar em áreas  até 120 m2.

- Certifique-se de que o local onde coloca o dispositivo está fechado (portas, janelas ou qualquer outra abertura para o exterior) para evitar a entrada de novos agentes poluentes e manter a qualidade do ar expelido pela sua unidade.

- Colocar o purificador de ar numa superfície firme e plana, de forma a garantir que existe espaço suficiente para que o fluxo de ar entre/saia (a posição correta dependerá do modelo de purificador de ar e onde tem aberturas).

- Substituir o filtro no final da sua vida útil. Os filtros de ar AEG 360º  têm uma duração média de 12 meses com 12 horas por dia de funcionamento. É essencial que estejam em perfeitas condições para que o purificador de ar funcione corretamente.