Guia de compras

Descubra a placa ideal

TIPOS DE PLACAS

Indução – Retire o máximo partido das suas habilidades culinárias. As placas de indução aquecem rapidamente e respondem quase ao instante, o que é particularmente importante em pratos em que o controlo de temperatura é crucial. Pode optar por uma placa de indução com zonas de aquecimento flexíveis. As zonas de aquecimento das placas de indução permanecem frias em torno dos utensílios, sendo estritamente seguras. 

Gás – Uma das opções mais populares para cozinhar em casa e sobretudo em cozinhas profissionais de todo o mundo. São placas fáceis de controlar e admitem todo o tipo de utensílios. As placas de gás com queimadores de chama vertical de nova geração permitem um aquecimento cerca de 20% mais rápido do que os queimadores convencionais.

Vitrocerâmicas –  Com uma resistência oculta sob a superfície da placa, as placas vitrocerâmicas apresentam uma superfície lisa e muito fácil de limpar. Nas placas vitrocerâmicas é possível cozinhar com qualquer tipo de utensílio e também são versáteis quanto aos diferentes tamanhos e quantidade de zonas de aquecimento disponíveis.

ESPAÇO DISPONÍVEL

Escolha a placa de indução tendo em conta o espaço de que dispõe.

De 36 cm – placas com uma ou duas zonas de aquecimento, perfeitas para cozinhas pequenas ou soluções habitacionais não convencionais, permitindo-lhe inclusivamente combinar várias placas e tipos de aquecimento.
60 cm – o tamanho mais habitual. Na maioria dos casos com três ou quatro zonas de aquecimento.
70, 75, 80 e 90 cm – perfeitas para grandes famílias ou aficionados em cozinha, com espaço para até seis zonas de aquecimento. As placas deste tamanho também podem ter zonas flexíveis que combinam várias zonas de aquecimento para conseguir uma zona de aquecimento maior, excelente para trabalhar com utensílios volumosos ou com formas pouco convencionais.

Lembre-se que: A bancada da sua cozinha deve ter no mínimo entre 25 e 30 cm de espessura para que as nossas placas possam ser instaladas em segurança.

FUNÇÕES DE AQUECIMENTO

Pense nos alimentos que mais gosta de cozinhar e como prefere prepará-los antes de escolher a placa.

Receitas rápidas - Pastas, salteados, grelhados, etc.– Neste caso, é preferível uma placa que aqueça muito rapidamente. Escolha uma placa de indução com funções de potência intensiva para acelerar a cozedura. Algumas placas a gás também têm um potente queimador wok, excelente para preparar rapidamente refeições para toda a família.

Técnicas avançadas - fundir ingredientes, banho-maria, cozedura a vapor, etc. – Uma placa de indução oferece o controlo de temperatura preciso para dominar com confiança todas as técnicas culinárias, mesmo as mais avançadas. As placas de indução gerem as mudanças de temperatura instantaneamente. 

Estufados e guisados para um grande número de comensais – As placas a gás e as vitrocerâmicas são também muito versáteis, com grande variedade de tamanhos de queimador e amplas zonas de aquecimento para cozinhar com utensílios de grande dimensão. Como alternativa, as placas de indução com zonas flexíveis permitem combinar duas zonas de indução numa só com o dobro do tamanho.

LIMPEZA

Placas de indução – A nossa tecnologia inteligente de indução aquece os utensílios de cozinha e os alimentos que contém, e nada mais. A superfície em redor mantém-se fria. Assim, não há queimaduras e a superfície plana e lisa não dá lugar a sujidade oculta.

Placas a gás – As placas a gás que assentam os queimadores sobre uma superfície plana de vidro cerâmico são mais fáceis de limpar do que as que têm superfície em inox. Se derramar algo ao cozinhar, pode limpar mais facilmente sem se preocupar com riscos ou manchas rebeldes. 

Placas elétricas – A superfície vitrocerâmica lisa das placas de incandescência rápida também é muito fácil de limpar, embora não tão fácil quanto a das placas de indução.

SEGURANÇA

Indução – A indução apenas aquece os utensílios e os alimentos que estes contém, pelo que a zona de aquecimento em redor do recipiente se mantém fria ao toque. O painel de controlo pode ser bloqueado para evitar qualquer ativação acidental.

Gás – A possibilidade de ver a chama ajuda a tornar a cozinha mais segura. As placas a gás AEG com termopar de segurança cortam automaticamente a ligação de gás caso a chama se apague por qualquer motivo. 

Vitrocerâmicas de incandescência rápida – O bloqueio de segurança para crianças garante que a placa não se acende acidentalmente. Além disso, o indicador de calor residual avisa-o da possibilidade de se queimar caso toque na zona de aquecimento em questão.

ESCOLHA A SUA PLACA

Independentemente do que gosta de cozinhar e de como prefere preparar cada um dos pratos, seja para um jantar íntimo ou para receber toda a família e amigos, a AEG tem a placa perfeita para si.