Guia de compras

Descubra o forno ideal

ESPAÇO E LOCALIZAÇÃO

Para começar, meça o espaço de que dispõe. Todos os fornos necessitam de pelo menos 60 cm de largura mas a altura pode variar. Dependendo da altura, estes são os tipos de fornos que pode escolher:

60 cm – tamanho standard dos fornos mais comuns
45 cm – fornos compactos especialmente concebidos para espaços reduzidos

Dica: É possível economizar espaço sem renunciar ao desempenho. Os fornos micro-ondas compactos permitem-lhe cozinhar, gratinar, reaquecer ou descongelar qualquer prato com os mesmos resultados que um modelo de tamanho standard.

CAPACIDADE

Se tem uma família numerosa ou recebe convidados com frequência, seguramente que necessita de um forno de grande capacidade para cozinhar para todos. A capacidade do forno mede-se em litros.

Mais de 70 litros – perfeito para uma família de 4 elementos ou mais
40 – 70 litros – para famílias de 3 a 4 elementos
35 – 40 litros – ideal para um casal

Dica: Escolha um forno que lhe permita cozinhar em vários níveis. Assim poderá preparar mais pratos de uma só vez.

FUNÇÕES DE AQUECIMENTO

Como gosta de cozinhar? 

Vapor – Os fornos com vapor elevam os seus cozinhados a outro nível. Enquanto o aquecimento convencional deixa os seus pratos dourados e crocantes no exterior, o vapor deixa o interior suculento. O resultado: pratos incrivelmente suculentos de carne, peixe, vegetais e até sobremesas.

Grill – Um forno com grill oferece mais flexibilidade e possibilidades quando se trata de cozinhar e é ótimo para preparar pratos para festas com amigos ou reuniões de família.

Assar – num forno ventilado com resistência circular assam-se bolos, tartes, pastéis, queques, muffins e pães extraordinários graças à distribuição uniforme do calor. Também pode optar por um forno com vapor para desfrutar de resultados incríveis de nível profissional. 

Tudo em um – Um forno multifunções com vapor faz tudo o que mencionámos anteriormente e com os melhores resultados possíveis.

LIMPEZA AUTOMÁTICA

Esqueça a limpeza do forno com produtos químicos da forma tradicional.

Fornos com programas de autolimpeza – Os fornos pirolíticos elevam a temperatura do interior da cavidade aos 500ºC para reduzir a sujidade a uma cinza muito fina que depois bastará limpar com um pano húmido.  

Fornos com revestimentos catalíticos – O revestimento catalítico reage com a sujidade e gordura mediante um aquecimento normal ao alcançar uma temperatura de 220ºC, oxidando a gordura e deixando a superfície do interior da cavidade limpa. 

Dica: Os fornos com acabamento em inox anti dedadas oferecem um aspeto imaculado e não necessitam de tanta limpeza.

ESCOLHA O SEU FORNO

Não importa como gosta de cozinhar, se prefere fazê-lo para uma reunião íntima ou para receber todos os seus amigos de uma só vez, a AEG tem o forno perfeito para si.

FORNOS COM VAPOR

Cozinhe como um profissional. Os fornos com vapor realçam o sabor e melhoram a textura dos alimentos e contribuem para que todos os alimentos fiquem suculentes e macios por dentro e dourados e crocantes por fora.

Um pão assado num forno com vapor sabe melhor, o frango fica mais tenro, as verduras conservam a vivacidade da côr e, com a cozedura a vácuo com “SousVide”, pode ter acesso a um novo universo culinário por descobrir.