O que são fornos a vapor?

Enquanto os fornos tradicionais utilizam um sistema de convecção que cozinha os alimentos através do calor seco gerado pelas resistências elétricas, os fornos a vapor fazem-no através da retenção da humidade. Esta diferença fundamental no funcionamento é o que permite que a cozedura a vapor seja mais homogénea, sem alterar as propriedades dos alimentos a preparar e com resultados mais eficazes do ponto de vista do sabor e da textura.

Como funcionam os fornos a vapor?

É uma questão de ciência. As moléculas de água do vapor conduzem o calor mais eficientemente do que o ar. Esta capacidade permite cozinhar com temperaturas mais baixas e tempos de cozedura adaptados a cada tipo de receita, de modo a que nenhum prato queime ou seque.

O calor e o vapor formam uma combinação perfeita quando se trata de cozinhar alimentos. Além disso, é uma alternativa versátil que se adapta às necessidades de cada menu, uma vez que o forno a vapor multifunções permitir-lhe-á trabalhar com diferentes percentagens de humidade. Basta deitar água no depósito, selecionar a função e a temperatura desejada.

Porquê cozinhar num forno a vapor?

Além de estar na moda, cozinhar a vapor é uma das formas mais saudáveis de preparar os seus pratos. É uma forma de cozinhar que preserva o sabor natural dos alimentos, reduz o consumo de gordura e mantém intactas as vitaminas, minerais e nutrientes dos seus pratos.

O vapor intenso é perfeito para cozinhar legumes e vegetaris em muito pouco tempo e com uma textura al dente. A combinação de calor seco e 50% de vapor é ótima para pratos de peixe. Ao combinar o calor convencional com 25% de vapor tornará as suas receitas de carne mais suculentas por dentro e mais estaladiças por fora.

Deve escolher o tipo de forno a vapor que melhor se adapta às suas necessidades culinárias. Quer pretenda ter o controlo absoluto sobre cada função, prefira que um sensor inteligente que faça os ajustes necessários por si, ou opte por monitorizar remotamente a cozedura de cada um dos seus pratos. Os fornos a vapor AEG incluem uma variedade de funções avançadas com as quais pode personalizar o seu menu com resultados profissionais.      

Os fornos AEG oferecem várias funções de cozedura, desde os métodos mais tradicionais como grelhar, gratinar ou assar, até métodos mais avançados como desidratar alimentos, levedar massa, regenerar com vapor ou cozinhar em vácuo. Em suma, os fornos a vapor contam com uma ampla variedade funções que garantem excelentes resultados para cozinhar carne, peixe, marisco, vegetais e fazendo a diferença na cozedura de todos tipos de pratos. Aqui estão algumas ideias de pratos para cozinhar com o seu forno a vapor.

Relativamente ao seu bem-estar, beneficiará também de uma cozinha muito mais saudável, uma vez que os alimentos são preparados nos seus próprios sucos. Graças ao seu forno a vapor, a sua digestão será mais leve, uma vez que evita alimentos demasiado gordos e as toxinas geradas por outros métodos de cozedura, tais como a fritura. Ainda tem dúvidas? Descubra mais benefícios dos fornos a vapor AEG e escolha o mais indicado para si - não haverá menu que lhe resista!

¿CÓMO ESCOLHER O MELHOR FORNO A VAPOR?

Descubra com a ajuda do nosso guia os modelos de fornos a vapor SteamPro, SteamBoost, SteamCrisp e SteamBake abrem a porta para um universo de sabores requintados e experiências culinárias inesquecíveis.