A culinária move-se quase tanto por tendências como a moda. Estamos constantemente em busca do que é novo. Novos ingredientes, novas formas de cozinhar e novas formas de servir as suas criações.

Na AEG ditar tendências é natural. E se fossemos os primeiros a descobrir a próxima grande tendência, antes de se tornar viral, contribuindo para que as pessoas dominem hoje as tendências de sabor de amanhã?

Saborologia - Tendências

Tendências

Roxo

Quando falamos de vegetais, o roxo é o novo verde. De beterrabas, a batatas roxas, passando por flores de hibisco, todas ricas em antocianinas, um antioxidante natural. Para além de muito saudáveis, são alimentos repletos de sabor.

Saber mais

PUFF e TUFADO

Quais são as novas tendências de cereais? A Quinoa, o amaranto e o sorgo, cereais que podem cozinhados de várias formas. Há séculos que consumimos cereais tufados confecionados os métodos mais simples como, por exemplo, pipocas.

Saber mais

Umami

Extremamente popular no Japão, em breve será consumido no resto do mundo. Simples, mas muito saboroso, é um dos cinco sabores essenciais detetados pelo palato humano. O Umami é encontrado naturalmente em muitos ingredientes, como tomate, miso, carne e cogumelos.

Saber mais

Cereais ancestrais

Os cereais em si não são obviamente uma novidade, mas são um dos ingredientes tendência deste ano. Ao contrário dos cereais mais modernos e comuns, como o milho, o trigo ou o arroz, cereais como a espelta, a quinoa, a cevada, o arroz negro, o kamut e o trigo-sarraceno, têm-se mantido praticamente inalterados ao longo dos séculos. Chegou o momento de aproveitar as potencialidades destes cereais.

Saber mais

SousVide

Cozinhar em SousVide está na moda. Mas, o que é? Em poucas palavras, é um método que permite cozinhar alimentos selados em vácuo a vapor, à temperatura certa. É a tecnologia que se utiliza nos mais conceituados restaurantes do mundo, deixando os alimentos com uma textura inigualável, enquanto evita que os alimentos sejam cozinhados em excesso.

Saber mais

Zero Desperdício

Não é uma simples moda, mas uma mudança a longo prazo. Como podemos aproveitar cada produto interior ao exterior, do caule à raiz? As mais modernas tecnologias e um pouco de criatividade permitem criar sabores extraordinários a partir de ingredientes e partes de ingredientes que até hoje eram desperdiçados.

Saber mais

Proteínas sem carne

As proteínas de origem vegetal estão a ganhar terreno? As redes socais dizem-nos que sim, que são a mais recente aposta de seguidores de uma alimentação saudável. Cada vez mais pessoas procuram substitutos da carne, sem renunciar a um excelente sabor ou a uma deliciosa textura.

Saiba mais

Outras tendências

Há mais tendências deliciosas à vista. O preto é sempre elegante. E também vai ser tendência na cozinha. Os alimentos negros estarão na moda. Técnicas clássicas como fermentar ou confitar vão voltar em força. E o instagram vai transbordar de nuvens de ovo. O futuro do sabor antevê-se repleto de surpresas nutritivas e deliciosas.

Saber mais

O Projeto

Temos colaborado com um grupo de especialistas para prever quais serão as próximas tendências de sabor. O grupo é composto por profissionais de várias áreas - ciência, tendências, jornalismo e cozinha – que após um processo de investigação e análise concluíram que sabores vão ser tendência na nossa cozinha. O resultado são 15 saborosas tendências que incluem novas técnicas culinárias, uma revolução de cor e diferentes receitas e sabores refrescantes.

Quem diria que a cor predominante dos seus pratos algum dia poderia ser roxo? Ou que a sua cozinha iria estar repleta de alimentos tufados? Destas 15 tendências, selecionámos sete. Vamos ajudá-lo a conhecê-las e dominá-las de forma inovadora e divertida.


A AEG convida-o a dominar hoje os sabores do futuro.

Seleção de Tendências

Usámos o Google Trends e o Social Searcher para estudar comportamentos gerais e detetar o potencial aumento de uma tendência na cozinha.

Google Trends
Com base no interesse relativo em palavra(s) chave, usámos o  Google Trends para identificar o potencial de uma tendência. Após analisar parte dos 3000 milhões de pesquisas diárias no Google, especialmente nos 12 meses anteriores, selecionámos 15 tendências de sabor do futuro.

Social Searcher
A ferramenta "Social Buzz" do Social Searcher confirmou as tendências a partir de dados de uso das redes sociais. Aplica técnicas de acesso aberto API no Twitter, Facebook, Google+, YouTube, Instagram, Reddit, Daily Motion, Tumblr, Vimeo, VKontakte e no Flicker para verificar a utilização de palavras-chave específicas ao longo do tempo.

#tendênciasdesabor

Painel de Especialistas

Juntos na análise profunda dos dados, os nossos especialistas tiveram um papel fundamental para pesquisar e identificar os sabores de amanhã. Os especialistas – de analistas de dados, a caçadores de tendências, passando por jornalistas e chefs de cozinha – selecionaram os sabores a partir de uma grande variedade de aspetos, como o número de pesquisas ou o número de vezes que uma palavra é usada nas redes sociais.

A JORNALISTA
Marti Buckley Kilpatrick
Buckley nasceu nos Estados Únidos, mas vive em Espanha. É jornalista e fundadora do blog Travel, Cook, Eat. Escreve para revistas e publicações internacionais como The New York Times, National Geographic e Elle.

A ANALISTA DE DADOS
Lillian Piersson
Líder especialista em recolha e análise de dados. Lillian fornece a profissionais e estudantes informação sobre os dados necessários para otimizar a sua competitividade na economia atual.

O CHEF
Heiko Antoniewicz
Heiko é um chef alemão especializado em técnicas culinárias avançadas como a gastronomia molecular e a cozedura em vácuo. Tornou-se o chef da elite e da realeza, trabalhando para o príncipe herdeiro Harald da Noruega, para a Rainha Isabel II e para Angela Merkel.

A CRÍTICA GASTRONÓMICA
Nina Olsson
Esta criativa mãe de família holandesa convida os seus milhares de seguidores a visitar a sua cozinha virtual todas as semanas. As suas receitas são vegetarianas e vegans, embora também estimulem e inspirem os seus seguidores apreciadores de carne.

A CAÇADORA DE TENDÊNCIAS (AEG)
Sofia Andreasson
Sofia é investigadora de tendências na Electrolux. Colabora em projetos com as equipas de design e é responsável por liderar e levar a cabo a investigação de tendências, para adaptá-las e aplicá-las às diferentes fases do processo de conceção e design.