Umami? Sim, por favor :P

Umami? Sim, por favor!

Cogumelos


Lembram-se de vos falar das tendências de sabor? Hoje trago-vos uma especial…

 

 

Como já vos disse, a AEG reuniu peritos que identificaram os sabores must que marcarão a culinária no futuro. Este, é bastante popular no Japão. O Umami é um dos cinco sabores essenciais detetados pelo palato humano, sabiam? É encontrado em vários alimentos como a carne, cogumelos e tomate e diz-se que em breve será consumido em todo o mundo, pelos seus benefícios alimentares.

Hoje trago-vos uma receita que ajuda a desvendar este sabor mistério que, na realidade, é bastante simples de confecionar… Basta desidratar cogumelos shiitake ou boletus à temperatura indicada num forno AEG durante a noite e já está! Depois é só usar em qualquer tipo de prato!  

O forno que uso é o SenseCook, o meu aliado na cozinha. Este forno é a ferramenta indicada para confecionarmos qualquer prato à temperatura ideal, basta dizer como queremos. Sim, tal e qual como num restaurante. Os meus pratos ficam no ponto!

Umami em Pó

 

Ingredientes

300 g de cogumelos shiitake

Preparação


Cortar os cogumelos em fatias finas e dispô-los num tabuleiro que irá ao forno SenseCook a 45ºC para desidratar, deixando-os durante a noite. No dia seguinte colocar os cogumelos desidratados numa liquidificadora e tritura-los até que fiquem um pó fininho.

Depois… é só polvilhar, em tudo! 

Curiosos para mais tendências… Quem espera sempre alcança. Fiquem atentos! Até lá… já sabem. Passem no site da AEG!

 


Agradecimento: Cozinha @ajnavalho

Fotografia: Zé Ferreira 

Alimentos

Sabia que o Umami é encontrado naturalmente em muitos ingredientes, como tomate, miso, carne e cogumelos?