Quinoa do Peru by Paula Bollinger

QUINOA DO PERU BY PAULA BOLLINGER, por Ana Rita Clara

Estive com a Paula Bollinger a aprender a fazer uma receita de Quinoa com influências do Perú (onde a Paula morou dois anos!), que diz que a gastronomia de lá é mágica e que é a quinoa que a faz viajar no tempo. 

Utilizámos, claro, o Fusion Wok da AEG. Porquê? Porque permite saltear com as vantagens da cozedura wok, com a velocidade, a eficiência energética e controlo perfeito de temperatura associado à tecnologia de indução. Demorou tudo 6 minutos. Dá para acreditar? E o anel de suporte é perfeito! Assim que acabamos de cozinhar, podemos pegar imediatamente no wok, assente neste anel, e levar diretamente para a mesa. 

Quanto à receita, aqui fica. Nós adicionámos sumo de laranja, que é típico agora desta época, mas podem adicionar o sumo da fruta que quiserem, a gosto.

Ingredientes

1/2 chávena de Quinoa pré-lavada
1/2 chávena água fria
1/2 chávena de sumo de laranja
Lascas de laranja
Cebolinho q.b.
Folhas coentros para decorar  
50 gr de queijo branco
1 cenoura média
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Preparação

No wok, adicione a quinoa, água, sumo de laranja, sal e pimenta. Cozinhe em lume baixo até dobrar de tamanho e a água ser absorvida, aproximadamente 6 minutos. Peneire e reserve a quinoa durante 3 minutos para secar um pouco. 

Enquanto isso, corte a cenoura, o cebolinho e o queijo. Transfira a quinoa para uma saladeira, e junte-lhe os restantes ingredientes. Regue com um fio de azeite, mexa e decore com folhas de coentros e lascas de laranja.

Dica: Cozinhe a quinoa num wok e não num tacho. Os sabores ficam mais apurados e a quinoa absorve com mais intensidade o sumo da laranja.