
PORQUE NÃO REDUZIR A LIBERTAÇÃO DE MICROPLÁSTICOS

Segundo Catarina Barreiros, enquanto consumidores, há muito que podemos fazer para contribuir com o nosso grão de areia para reduzir a quantidade de microplásticos descartados para a água durante a lavagem da roupa.
Para começar, comprar menos quantidade de roupa e com maior qualidade, preferir fibras não sintéticas (que libertam mais microplásticos).
Na perspetiva do consumidor, também podemos melhorar (e muito) no que diz respeito à forma como cuidamos nossa roupa. E o que podemos fazer para diminuir esta libertação de microplásticos nas águas?
- Lavar menos a roupa. Sabia que a maioria das máquinas de lavar roupa AEG contam com programas de Vapor que permitem refrescar as peças de roupa, sem que tenham de ser sujeitas a um ciclo de lavagem completo? E ao usar vapor em vez de lavar estamos a poupar litros de água, bem como a própria roupa – sim, porque a lavagem demasiado frequente da roupa, contribui para o seu desgaste precoce.
- Quando lavar, lavar cargas completas e preferir baixas temperaturas (30 graus), uma vez que reduzem a libertação de microplásticos.
- Filtrar a quantidade de microplásticos que é libertada na lavagem de roupa. O novo Filtro de Microplásticos AEG é um acessório que contribui para reduzir em até 90% a quantidade de fibras de microplásticas que são libertadas na água residual durante a lavagem de peças de roupa sintéticas. Compatível com todas as máquinas de lavar roupa AEG, é fácil de instalar e de usar.