Esta foi a primeira máquina de lavar louça que eu comprei, Sempre ouvi opiniões contraditórias sobre este tipo de equipamento: há quem afirme que máquinas de lavar louça dão mais trabalho do que lavar à mão, e há quem afirme que são realmente funcionais. Devido às opiniões desfavoráveis, tentei averiguar quais as experiências e motivos de não satisfação perante as máquinas de lavar louça. De entre os argumentos mais significativos que me disseram havia a questão das máquinas não lavarem bem a louça, que só valeria a pena coloca-las a funcionar quando estivessem cheias (e isso era difícil de se conseguir num só dia), e que era complicado arrumar a louça convenientemente dentro da máquina. Assim, tendo estas questões em consideração, fui procurar por alguma marca/modelo de máquina de lavar louça que tivesse características/funções que fossem de encontro a estes problemas. Fiz então uma pesquisa por diversas grandes superfícies dedicadas ao comércio deste tipo de equipamentos, de modo a ter uma ideia daquilo que havia no mercado a preços não excessivos. E de entre um relativo elevado número de máquinas existentes, a da AEG foi a que tinha a melhor relação preço/características/qualidade. Foi fundamental encontrar uma maquina classificada como Classe A em eficiência em lavagem e secagem, e ser ainda Classe A+++ em termos energéticos. O programa Auto foi outro factor decisivo, uma vez que esta máquina adapta o ciclo de lavagem em função da sujidade presente na louça. Para isso faz uso de dois sensores incorporados, um sensor que analisa a quantidade de louça que está presente na máquina, e outro sensor detector de sujidade que analisa a turbidez da água para verificar quando a louça já está limpa.
Com tudo somado foi possível encontrar uma máquina com as funções que todas as máquinas de lavar louça deveriam ter: eficiência nas tarefas a executar, assim como facilidade de funcionamento. A cereja no topo do bolo é o preço, que não pode ser considerado excessivo para um produto desta qualidade.
Sobre os argumentos negativos que recaíram sobre as máquinas de lavar louça, posso dizer que pelo menos com esta AEG, não considero que os mesmos tenham se verificado. A máquina cumpre o que é suposto fazer. E acho que esta é a melhor crítica que posso fazer a esta máquina!