Condensação na porta do microondas / forno combinado e entre os painéis de vidro

Mais recente 30/09/2021 10:28

Problema

  • Condensação / água / humidade acumulam-se dentro do aparelho, dentro da porta e entre os painéis de vidro

Aplicável a

  • Forno de micro-ondas
  • Forno de micro-ondas combinado

Resolução

A humidade sai do micro-ondas / forno compacto pelas condutas de ventilação, inclusive pela porta. Isso significa que manchas e condensação podem se formar entre os dois painéis de vidro da porta. As manchas são causadas por partículas de gordura que reagem com o ar de arrefecimento.

1. Para modelos sem prato giratório, vire o prato a meio da cozedura; é benéfico para uniformizar a cozedura e libertará um pouco do vapor. Isto é particularmente útil se o alimento tiver um tempo de cozedura longo.

2. Cubra os alimentos com película aderente perfurada ou com uma tampa de plástico própria para microondas, o que facilita o processo de cozedura, reduz os salpicos, acelera o tempo de cozedura e retém a humidade dos alimentos. A humidade é libertada quando o alimento é aquecido no forno, especialmente no caso de produtos congelados.  

3. A humidade deixada na cavidade, atrás do vidro da porta é uma parte normal do processo de cozedura. Para melhores resultados, após o uso limpe com um pano limpo e seco e deixe a porta entreaberta para facilitar ainda mais o processo de secagem.

4. Pode ocorrer humidade entre os vidros, dentro da porta, se a cavidade for exposta a muito vapor de água, como por exemplo ao cozinhar durante um longo período de tempo. A porta não pode ser removida e os vidros substituídos. Na maioria dos casos, isso irá evaporar.

5. Por razões de segurança, a porta não pode ser removida, o que significa que não pode ser limpa. Portas em microondas e fornos de microondas combinados devem ser removidos apenas por um técnico autorizado.

6. Em casos extremos, recomendamos solicitar a visita de um técnico. Entre em contacto com nossa equipe, caso necessite de agendar a verificação do equipamento.

Causa

  • As microondas cozinham agitando as moléculas de água, produzindo vapor. Cozinhar dessa forma é extremamente saudável e seguro, mas produz vapor d'água. O processo gera quantidades variáveis de condensação, dependendo do tipo de alimento aquecido e da temperatura definida.
  • Isso é perfeitamente normal, mas pode levar à formação de condensação dentro do aparelho.