Nova etiqueta energética

Que novidades traz a nova etiqueta energética?

A AEG está a adotar as novas regras e identidade visual das etiquetas de eficiência energética da Comissão Europeia, para as seguintes categorias de produto:

1. Máquinas de lavar loiça;
2. Máquinas de lavar roupa e Máquinas de secar roupa;
3. Frigoríficos, incluindo garrafeiras para armazenar vinho.

Todos os consumidores europeus poderão ver as novas etiquetas em lojas físicas e online a partir de um de março de 2021.

Porque recebi duas etiquetas no mesmo eletrodoméstico?

A partir de março de 2020, os novos eletrodomésticos AEG terão duas etiquetas: uma que descreve as classificações atuais e uma segunda que mostra uma escala de eficiência A-G. Esta entrará em vigor em 2021. Sendo assim, é possível que receba um eletrodoméstico com duas etiquetas energéticas diferentes.

A que se deve a mudança para uma etiqueta única A-G?

Desde 1995, a etiqueta energética da UE tem sido um êxito. 85% dos consumidores europeus a reconhecem e têm-na em conta na decisão de compra de um produto. Mesmo que, inicialmente, quase todos os modelos se classificavam nas categorias inferiores (E, F e G), os novos modelos têm vindo a ser posicionados nas categorias mais altas. Atualmente, a maioria destes estão classificados dentro das classes superiores (A+++, A++, A+) e não existe nenhum produto classificado nas classes inferiores. Porém, este resultado positivo faz com que nos dias de hoje seja mais difícil para o consumidor distinguir os produtos com melhor rendimento e eficiência energética. 

A nova escala A-G vem para melhorar o entendimento e a coerência. Desta forma, será mais fácil para o consumidor identificar corretamente quais os produtos mais eficientes disponíveis no mercado.