Design e tendências

Design e tendências

COZINHAS OPEN SPACE - MODERNIDADE NO DIA A DIA

Las cocinas han evolucionado desde pequeñas habitaciones, donde la comida se preparaba detrás de la escena, hasta convertirse aún más en el corazón social de planta abierta del hogar, donde la familia y los amigos se reúnen. Hoy en día, el uso de la cocina es más multifacético que nunca, y el diseño debe adaptarse o morir.

A vida atual na cozinha

As tendências gastronómicas e culinárias são tão variadas quanto relevantes na cultura atual. A cozinha é o coração da casa e o seu papel e usos são múltiplos. Desde a tradicional comida caseira à culinária molecular, com técnicas de laboratório, fast food e pratos elaborados. As cozinhas devem ser projetadas para serem multifuncionais. É um teatro culinário ao estilo de um chef: prepare algo rápido, entretenha os convidados e sirva pratos dignos de uma viagem gastronómica. Ao mesmo tempo, é também o lugar onde passa tempo com as crianças, tem conversas sérias ou relaxa após um longo dia.

Uma zona social

Todos esses diferentes propósitos devem ser tidos em consideração ao projetar uma cozinha. Hoje, a cozinha é um espaço aberto, tanto em termos de design quanto de uso. À medida que a vida na cozinha se torna mais importante, o seu design e a configuração influenciam muito a decisão das pessoas no momento de comprar uma casa, por exemplo.

Converta triângulos em zonas

Quando a cozinha moderna foi introduzida na década de 1950, ela foi projetada com o “triângulo dourado” em mente. As três partes do triângulo representavam movimentos e fluxos naturais. Cozinhar na placa e no forno, preparar alimentos junto ao lava-loiça e armazenar no frigorífico. O modelo ainda é válido até certo ponto. Mas, à medida que as cozinhas se tornam mais um espaço social, o layout triangular pode revelar-se ineficiente.

Pode-se considerar a mudança de triângulos estritos para zonas. Hoje, uma cozinha social e aberta pode ser projetada em torno de áreas independentes. Um para cozinhar, outro para preparar, outro para empratar, outro para ler livros de receitas, outro para preparar aquela bebida nova, etc. A organização por zonas significa que mais pessoas podem participar sem se atrapalharem umas às outras. As áreas que não estão em uso no momento podem ser usadas por aquelas pessoas que não estão a participar no processo culinário, mas ainda estão presentes e participam na conversa. A cozinha desenhada por zonas e focada nas pessoas está na ordem do dia.

Ler mais

Artigos relacionados

  • Um século de experiências dos consumidores: IFA 2019

    O Grupo Electrolux apresenta as últimas soluções inovadoras para o lar da AEG na IFA, a feira líder mundial de eletrodomésticos e eletrónica de consumo.

  • Placa com exaustor integrado da AEG

    A placa com exaustor integrado da AEG oferece a flexibilidade de projetar a sua cozinha ao seu gosto.

  • Um futuro promissor

    “For the Better” é o marco de sustentabilidade do Electrolux Groups, ao qual a AEG pertence. Representa a forma como gerimos as nossas questões mais importante no âmbito da sustentabilidade. Ajuda-nos a cumprir o nosso objetivo de construir uma vida pelo melhor. O relatório de sustentabilidade de 2019 conta uma história de progresso.