Vale a pena saber

Fornos a vapor 

Porquê um forno a vapor?

Um forno a vapor faz tudo o que o seu forno atual faz, mas ajuda a levar a sua arte culinária para um novo nível. O forno que tem em casa limita-se a rodear os alimentos com calor seco. Os fornos a vapor acrescentam vapor ao processo. Esta humidade extra melhora sabores, texturas e cores, sem impedir que os alimentos fiquem estaladiços por fora - transformando cada refeição numa obra-prima culinária. Mas não se limite a acreditar no que dizemos...

Imagem de comparação de dois bifes. O bife cozinhado com vapor, à direita, está suculento e apresenta uma cor viva. O bife do lado esquerdo encolheu e parece seco.

Domine os métodos

A cozedura a baixa temperatura é a arma secreta para a confeção de pratos de criar água na boca. A famosa chefe de cozinha e perita em Saborologia, Catalina Vélez, explica que quando cozinha a baixa temperatura, há uma combinação entre vapor e calor para cozinhar os alimentos lentamente. Isto garante que os alimentos mantêm o sabor delicioso, a humidade importante e a riqueza nutritiva. Para que possa desfrutar de alimentos que se derretem na sua boca.

A ciência por trás da melhor cozedura

Conseguir uma boa cozedura é arte. Conseguir uma cozedura perfeita é ciência. Para criar uma obra-prima, adicionar vapor é tão importante como cada pincelada com o seu pincel de pasteleiro. Com um simples toque num botão, o nosso forno Multifunções SteamBake adiciona a quantidade ótima de vapor à cozedura. Isto resulta num crescimento maior e mais rápido das massas e em crostas mais estaladiças.

Melhorar a cozedura com o SteamBake

Colocar água no forno a vapor Multifunction PlusSteam
1
Passo 1

Coloque 100 ml de água no fundo da cavidade do forno.

Botão de vapor do forno a vapor Multifunction PlusSteam
2
Passo 2

Selecione o programa Turbo Plus e prima o botão SteamBake.

Cozer no forno a vapor Multifunction PlusSteam
3
Passo 3

Deixe o forno pré-aquecer durante 5 minutos e depois poderá colocar a sua obra-prima.

Adicione vapor ao salmão

Não sujeite o seu salmão ao tacho de escalfar. Escolha o vapor. Quando cozinhar salmão num forno a vapor SteamBoost, a cozedura suave vai deixá-lo deliciosamente tenro e impedirá que seque. Os resultados são visíveis instantaneamente. O vapor ajuda a preservar as cores naturais dos alimentos. Com aquele tom alaranjado fresco, o aspeto está à altura do sabor.

Porquê cozinhar em vácuo?

Nos nossos fornos SteamPro com função «Sousvide» (em vácuo), pode obter resultados que são impossíveis num forno convencional. Os sacos de selagem em vácuo reduzem a oxidação e preservam os sabores. A temperatura é mantida num valor fixo com variação inferior a meio grau. Esta precisão oferece sabores de criar água na boca e resultados que podem ser recriados vezes sem conta. A técnica de vácuo pode ser avançada, mas a AEG torna-a fácil.

A nossa gama de fornos a vapor

BSE574321m
Forno SteamCrisp

Torne o seu mais pão muito mais leve e fofo, com uma crosta estaladiça. Este forno é o sonho de qualquer padeiro e também é perfeito para assados dourados e suculentos.

BSE782320B
Forno SteamBoost

Usufrua das mesmas possibilidades que o SteamCrisp oferece. Mais a possibilidade de criar legumes, massas e peixes delicados e tenros com sabores que nunca provou.

BSE892330M
Forno SteamPro

Nosso forno mais avançado. Acrescente a fantástica técnica de vácuo ao seu reportório para criar pratos de carne, peixe e legumes verdadeiramente perfeitos.

Mais vantagens dos fornos a vapor

Seleção colorida de pimentos vermelhos, curgetes e beringelas assadas com ervas

O vapor melhora todos os pratos

 

Cozinhe o que cozinhar, há sempre um programa de vapor que dará outro sabor ao seu prato. Um programa de 25% de vapor ajuda a cozinhar assados, pães e bolos que se derretem na boca. Um programa de 50% de vapor pode transformar quaisquer sobras, fazendo com que pareçam pratos acabados de confecionar. E um programa de 100% de vapor é um meio mais rápido, saboroso e saudável de confecionar peixe, legumes e cereais, como arroz e cuscuz.

 

Um bolo de chocolate cozido homogeneamente

Acabou a incerteza

Os fornos SteamPro têm tudo o que precisa para criar refeições deliciosas consistentemente. O sensor de humidade controla os níveis de humidade exatos durante a cozedura. E o calor é sempre distribuído uniformemente graças ao nosso sistema de circulação ThermiC° Air. Quer cozinhe com calor seco ou com vapor, o resultado será sempre comida fantástica.

O interior limpo de um forno a vapor da AEG

Culinária simples, limpeza simples

Os nossos fornos tornam a cozedura com vapor simples. E depois dos cozinhados, também simplificam a limpeza. Os programas de limpeza com vapor ajudam a remover os resíduos de alimentos mais persistentes. E a limpeza pirolítica transforma os resíduos de alimentos numa cinza fina que é fácil de limpar. Vai poder concentrar-se na criação de excelentes pratos sem se preocupar com a limpeza no fim.

Tabuleiro de padaria antiaderente MaxiKlasse

Cozinhe como um profissional

Aperfeiçoar a pastelaria folhada e os pães rústicos é fácil com os acessórios para forno a vapor. O tabuleiro de padaria com a sua base perfurada garante uma distribuição uniforme do calor. E a sua grande superfície antiaderente é perfeita para cozer delícias de qualquer tamanho. Vai poder desfrutar de baguetes douradas e estaladiças com um acabamento profissional.