The Next Black

The Next Black

Novas tecnologias, preocupações no nível da sustentabilidade e mentes inovadoras têm vindo a transformar as nossas roupas. O documentário The Next Black apresenta designers, inovadores e líderes que definem o futuro das peças de roupa. Este não é um documentário sobre o que há de novo, mas sobre o que virá depois.

 

O que é o The Next Black?

The Next Black é um documentário que reúne designers, inovadores e líderes de todo o mundo numa discussão aberta sobre o conceito de roupa. Debruça-se sobre o que usamos neste momento, para explorar de que forma produzimos a roupa e de que forma interagimos com ela e cuidamos dela. Cada pessoa que entrevistámos tem uma diferente perspetiva sobre o futuro da indústria do vestuário - e todos usam a sua paixão para alavancar a mudança.

Porquê o The Next Black?

O documentário The Next Black visa melhorar a nossa compreensão acerca do que as pessoas vão usar e lavar - hoje e amanhã. Procuramos perceber de que forma a evolução e o desenvolvimento tecnológico em tudo o que envolve os tecidos tem vindo a afetar a criação de roupa, bem como as crescentes preocupações com a sustentabilidade têm vindo a transformar a forma como cuidamos da roupa

Estar mais perto do processo

Saber mais acerca de como as roupas são feitas ajuda-nos a fazer escolhas acertadas sobre o que vestimos.

Conheça os pioneiros

Adidas

A Adidas está e elevar a sua performance de avaliação de desempenho ao próximo nível através da introdução de tecnologia de ponta no tecido das suas peças de sportswear.

BioCouture

A BioCouture é a primeira empresa consultora de biodesign do mundo, trabalhando para produzir roupas sem gerar resíduos tóxicos.

Patagonia

A Patagonia é líder em práticas sustentáveis, incentivando o consumo responsável e a reciclagem na indústria do vestuário.

Studio XO

A Studio XO tem vindo a definir o futuro do vestuário, criando roupas que mudam de forma, corte e cor de acordo com a preferência do utilizador.

Yeh Group

A Yeh Group é pioneira em inovação, contribuindo para minimizar o impacto ambiental do tingimento de tecidos, usando menos água.

Por que nos importamos?

A inovação está no nosso ADN. Esforçamo-nos para estar sempre um passo à frente, razão pela qual trabalhamos para cuidar das roupas do futuro, hoje.

Ver o The Next Black

A moda passa, mas o estilo permanece. O The Next Black é um documentário que desafia todo o conceito de vestuário e o seu fabrico. Conheça os designers, inovadores e líderes que têm vindo a definir o futuro do que vestimos.

O futuro da roupa, hoje

Preocupamo-nos com o que está para vir porque queremos antecipar as necessidades do futuro. A AEG apresentou ao mercado a primeira máquina de lavar automática e inventou a tecnologia que permite aos secadores de roupa modernos serem mais eficientes do ponto de vista energético. O nosso compromisso estende-se para além dos produtos à iniciativa Cuide Melhor, que o ajuda a tirar maior partido das roupas que usa.


Sustentabilidade: preservar o que temos

Para potenciar o consumo e a produção sustentáveis, é necessário compreender todo o ciclo de vida de uma peça de roupa. O The Next Black explora o impacto ambiental do processo de produção, desde a origem das matérias-primas ao tingimento, às lavagens e ao transporte. Também aborda o tema do consumo, tendo em conta a quantidade de roupa que compramos.

TEMOS INFLUENCIADO MUITAS PESSOAS A REPENSAR A SUA RELAÇÃO COM AS SUAS ROUPAS

Rick Ridgeway

Vice-Presidente Iniciativas Ambientais, Patagonia

Repensar relações

Ser sustentável significa olhar além dos nossos próprios desejos. Rick Ridgeway sente que a melhor coisa que podemos fazer pelo nosso planeta é comprar apenas o que precisamos. Incentiva os consumidores a comprar com base nas suas necessidades aos invés de comprar com base nos desejos e reduzir o que comprar, reparar o que pode ser reparado, reutilizar e reciclar.

Gerir o impacto

A Patagonia acredita em práticas responsáveis, com os recursos de que dispomos e deixando para trás o planeta onde gostaríamos de viver.

PRECISAMOS DE COR... MAS VEJO QUE ESTAMOS A APLICAR AS CORES DE DIFERENTES FORMAS

Sophie Mather

Yeh Group

David Yeh, cofundador do Yeh Group

Preservar os recursos locais

O fabrico dos têxteis coloca grande pressão sobre as reservas de água do mundo e ameaça reservas de água locais ao emitir poluentes nocivos para o ambiente. O Yeh Group está a combater esta situação com a sua tecnologia DryDye™, que utiliza dióxido de carbono líquido para tingir têxteis sem necessidade de água e produtos químicos.

Funcionários da fábrica do Yeh Group a executar o processo de DryDye
Acabar com o desperdício de água

Com este processo pioneiro de tingimento sem água, o Yeh Group, detido em parte por David Yeh, afirma que acabará com o consumo de milhões de litros de água doce no tingimento de tecidos

Uma abordagem refrescante

A fundadora da BioCouture, Suzanne Lee, mistura chá verde, açúcar, bactérias e levedura para fazer crescer o que ela designa de 'couro vegetal'

PRODUZA A SUA PRÓPRIA ROUPA

Imagine-se a ser capaz de produzir uma nova peça de roupa. A BioCouture encontra-se a explorar de que forma organismos como bactérias, leveduras, fungos e algas podem ser aproveitados para produzir tecido. O resultado é um produto completamente natural, 100% compostável. Pode ser seco, cortado e costurado para fazer a roupa. Ainda melhor, é produzido sem gerar resíduos poluentes - um futuro verdadeiramente sustentável para a moda.

Estilo que perdura

Aprender a cuidar das suas roupas é um passo vital rumo à adoção de comportamentos mais sustentáveis. Sabia que estender a vida útil das suas peças de roupa por apenas nove meses pode reduzir a sua pegada de carbono e água em até 30%? Tomámos medidas para ajudá-lo a cuidar melhor, mesmo das suas sedas, lãs e vestuário outdoor mais delicado.

Veja The Next Black”

A tendência para a fast fashion fez com que o consumo de têxteis aumentasse em cerca de 47% nos primeiros 10 anos do milénio. E a que custo para o meio ambiente? Conheça designers inovadores e líderes que desafiam a inovação e o comportamento para moldar o futuro da roupa que usamos e a forma como a usamos.


Tecnologia: o futuro da roupa

A tecnologia está prestes a transformar o que vestimos. Do vestuário desportivo que modela o corpo, à moda que coabita com a ciência, a arte e a corporalidade colidem. Em todo o mundo, inovadores trabalham para fazer com que a tecnologia seja parte integrante da roupa que usamos.

Um dia, usaremos o ecrã do computador sobre os nossos corpos

Nancy Tilbury

Studio XO

Moda futurista

O Studio XO cria designs com efeitos como luzes, ou máquinas de bolhas

Alta costura tecnológica

Quando pensamos em vestir tecnologia, muitas vezes pensamos em relógios ou acessórios semelhantes. Não Nancy Tilbury. As suas criações inovadoras no Studio XO são usadas por alguns dos mais conhecidos artistas do mundo, como os Black Eyed Peas. O Studio XO também chamou a atenção de Lady Gaga que atualmente faz parte da TechHaus, uma empresa de tecnologia criativa.

Controle a moda

A ambição do Studio XO é reduzir a quantidade de roupa nos nossos armários, permitindo que as nossas roupas do futuro tenham outra forma, corte e cor de acordo com as nossas preferências e tendências favoritas. Poderia até mesmo permitir-nos subscrever conteúdo de moda digital e criar playlists para nossos corpos, da mesma forma que fazemos hoje nas plataformas de entretenimento digital.

Mais cedo o mais tarde vão existir cada vez mais sensores em mais roupas

Matt Hymer

adidas

Em prol da performance

Desde 2010, a adidas tem vindo a utilizar o seu Laboratório de Inovação para descobrir formas de integrar a tecnologia nas suas peças de roupa. O resultado é o MiCoach Team Elite System, que tem vindo a ser testado por equipas reconhecidas a nível mundial como o AC Milan, o Chelsea FC e os New Zealand All Blacks, para monitorizar informação em campo em tempo real.

Vestir inteligente

Imagine-se a usar roupas que são tão inteligentes quanto os dispositivos de que dispomos hoje. O sistema MiCoach criou um fio de tecido diretamente numa peça de roupa de base respirável, para monitorizar a atividade corporal dos jogadores. Este fio é composto por pequenos sensores ligados ao sistema. Estes sensores medem a frequência cardíaca, a força, a velocidade, a aceleração e o posicionamento em campo durante o treino.

Feedback rápido

O MiCoach permite aos treinadores acompanharem o desempenho do jogador através de uma aplicação acessível

Ver The Next Black

Conheça os designers, criadores e líderes que desafiam não só o processo de produção e fabrico de roupa, mas também a forma como cuidamos dela após a compra. O The Next Black não é um documentário sobre o que há de novo, mas sobre o que virá depois.